16 de jul de 2014

Sindireceita faz parceria para expandir a divulgação do Livro “Receita Federal – História da Administração Tributária no Brasil”.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, e o diretor de Comunicação, Breno Rocha, receberam nessa terça-feira, dia 24, o coordenador de Educação Fiscal e Memória Institucional da Receita Federal do Brasil (RFB), Antônio Henrique Lindemberg, e a chefe da Divisão de Memória Institucional da RFB, Fabiane Paloschi Guirra, para conhecer e expandir o acesso ao livro “Receita Federal – História da Administração Tributária no Brasil”, de autoria do Analista-Tributário, Márcio Ezequiel.
Os representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) solicitaram apoio do Sindireceita para que a divulgação da obra “História da Administração Tributária no Brasil”, seja ampliada entre os Analistas-Tributários ativos e aposentados. “Essa parceria é importante para facilitar o acesso à uma imagem, memória e preservação institucional que não conta apenas a história da Receita Federal e sim que faz parte da própria história do País. Nossa proposta é levar exemplares para entidades, bibliotecas brasileiras, agências e delegacias da Receita Federal do Brasil”, afirma Lindemberg.
reuniao_livro (3)
Nesse primeiro momento, Sílvia de Alencar se comprometeu em divulgar a versão digital do livro – PDF e link – no site do Sindireceita e, em breve, reproduzir exemplares da obra em versão impressa, formato brochura, para os diretores, delegados sindicais e Analistas-Tributários filiados, em todo o Brasil. “O livro simboliza o reconhecimento do trabalho das gerações de Analistas-Tributários que nos antecederam e também é uma forma de estimular a atuação dos futuros profissionais da carreira”, explica Sílvia.
Segundo o diretor de Comunicação, Breno Rocha, a parceria é fundamental para garantir o resgate da memória com riqueza de detalhes. “A participação do ATRFB Márcio Ezequiel na produção do livro retrata a realidade do trabalho com maior clareza”, garante Breno Rocha.

Sobre o livro
A obra mostra a evolução do órgão arrecadador desde suas origens no Erário Régio, no período colonial, passando pelas Provedorias da Fazenda Nacional, a unificação dos departamentos de Rendas Internas com o de Rendas Aduaneiras, até a mais recente fusão com a Receita Previdenciária.
reuniao_livro (2)
O livro foi lançado pelo Secretário da Receita Federal do Brasil em 20 de novembro de 2013, na celebração do 45º aniversário da Receita Federal do Brasil, com uma tiragem de cinco mil exemplares impressos e com opção de versão online. A obra, nas versões impressa e digital, foi apresentada ao Secretário, aos Subsecretários e demais convidados no dia 27 de maio de 2014.
O Analista-Tributário Márcio Ezequiel foi o responsável por toda a pesquisa. Ele percorreu diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul.
Além do livro, a previsão é realizar uma exposição, contendo vinte banners, que conta, de forma sucinta, a história da administração tributária desde o Brasil Colônia. A exposição ocorrerá em todas as regiões fiscais.

Leia também, lá no Sindireceita (AM):

Secretário presenteia Ministro da Fazenda com o livro "Receita Federal: História da Administração Tributária no Brasil" de autoria de um Analista-Tributário.





Nenhum comentário: