8 de mar de 2013

Quem tem medo do 8 de março? E outras questões



Que dizer desse dia? Que nasci de oito meses nessa data? Que é o Dia Internacional da Mulher em não sei quantos países? Que era o meu pior dia durante o ano letivo? Que tinha medo de ir pra escola pela pegação de pé? Que a efeméride teve origem socialista e agora vende revista? Que 28 ruas no Brasil carregam o feminismo no logradouro? Que mulheres exigiam melhores condições de trabalho no século 19 e depois queimaram seus sutiãs no 21? Que o livro de uma canadense demonstra que o incêndio na fábrica americana não matou somente operárias, não foi criminoso e muito menos ocorreu em num oito de três? 

Jodie Foster em Taxi Driver
Que minha avó tentou entrar no rio porque meu avô tinha uma amante? Que a outra avó dizia “soutien” porque leu assim num cartaz das Americanas? Que outra avó fez um aborto porque não teria como alimentar mais um filho? E outra avó arrumou emprego de caixa pra uma das 12 filhas na Brasileira? Que são muitas avós na Praça de Maio? Que havia uma pirralhinha da minha idade que tirava a roupa na garagem do prédio em que eu morava? Que tenho saudade de meus oito anos? Que sete e oito é comer biscoito? Que Jodie Foster tinha 14 de idade quando interpretou a prostituta mirim de 12 anos em Taxi driver? Que a Lolita de 1962, de Kubrick, teve intérprete de 12 anos e a de 1997 tinha 15? Que a primeira revista Playboy na Rússia foi editada em 1995? 

Que em Memórias de minhas tristes putas, Gabriel García Márquez conta de um jornalista de 90 anos que vai a um prostíbulo para desvirginar uma menina de 15 anos que está dormindo? Que o livro foi inspirado na obra do japonês Yasunari Kawabata, A casa das belas adormecidas? Que este narra um idoso que vai a um bordel especializado em mulheres que atendem dormindo? Que as duas histórias têm a ver com A bela adormecida? Que o diretor Roman Polanski foi acusado de estuprar uma menina de 13 anos em 1978 e não voltou mais aos EUA? Que em 69, sua mulher, a atriz Sharon Tate, grávida de oito meses foi morta por Charles Manson? Que Virginia Woolf se matou entrando num rio com pedras nos bolsos? 


Que a mãe de Manson era prostituta? Que a Xuxa disse estar de namorado novo? Que agora pode estar ocorrendo um estupro coletivo na Índia? Que Marilyn Monroe contou que teve o primeiro orgasmo com 36 anos? Que a rainha dos baixinhos fez um filme chamado Estranho amor? Que o andrógino Marilyn Manson montou seu nome aproveitando as graças da Monroe e do assassino Manson? Que os movimentos feministas estão imbuídos da ideologia burguesa? Que as mulheres lutaram para serem iguais aos operários, não aos patrões? 



Que na época do filme Quem tem medo de Virginia Woolf, Liz Taylor e Richard Burton eram casados de verdade e se inspiraram em suas reais discussões para os papeis? Que ela recebeu o Oscar? Que Betânia é linda, ou não? Que a Marilyn morreu com 36? Que pra lá de Bangladesh se uma mulher for estuprada será apedrejada por adultério? Que a primeira Playboy nos EUA, em 1953, tinha Marilyn Monroe na capa? Que um artigo brasileiro questionando a história da efeméride feminista foi muito criticado e tem como título Quem tem medo do 8 de março?

2 comentários:

Anônimo disse...

O único ser mais inteligente que o homem é a mulher. Os que duvidam disto vêm em terceiro lugar. ( frase do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

(A)tormentos Singulares disse...

Ótimo "texto-questões"
Minha mãe tb diz "soutien".
rsrs
Abçs.

www.atormentossingulares.com