6 de mai de 2009

Nova Publicação - História de Porto Alegre


GUIMARAENS, Rafael. A enchente de 41. Libretos. Porto Alegre, 2009.

A enchente de 41 ficou famosa na memória gaúcha. Recente publicação, com 100 páginas inundadas de ilustrações, registra com detalhes a calamidade que atingiu Porto Alegre. Fazendo diversas conexões com o contexto da época, o texto é leve e bastante informativo.
A chuvarada ocorreu entre abril e maio daquele ano, persistindo por 22 dias. Alagou boa parte do centro e alguns bairros residenciais, causando vastos prejuízos ao setor público e privado. Mais de 600 estabelecimentos fecharam as portas e, cerca de 15 mil casas tiveram que ser abandonadas até as águas baixarem. A cheia cobriu a Praça da Alfândega por completo, atingindo a Delegacia Fiscal, a Alfândega e outros prédios públicos.
O autor, Rafael Guimaraens, é Jornalista de formação pela PUC-RS tendo atuado no jornal Diário do Sul, como editor de política. Tem diversas publicações no currículo, incluindo os premiados Tragédia da Rua da Praia (2005), que recebeu o prêmio "O Sul, Nacional e os Livros" e Teatro de Arena – Palco de Resistência (2007), vencedor do Prêmio Açorianos 2008.
O lançamento é da Editora Libretos e o trabalho teve financiamento do FUNPROARTE, programa de incentivo à cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

É aquisição obrigatória aos estudiosos e colecionadores da bibliografia sobre a capital gaúcha.

Nenhum comentário: