6 de set de 2007

Mais estranho que a ficção

Ouroboros ou Uroboro é a figura medieval ligada à magia e alquimia em que uma serpente ou dragão come a própria cauda simbolizando a repetição cíclica e universal da vida (e da morte). às vezes a vida imita a arte. Noutras, a arte imita a morte. É lugar-comum, eu sei. Mas o real não é um grande lugar-comum cheio de clichês?
Pois ontem, dia 05/09, um escritor polonês foi condenado em primeira instância pelo assassinato de um empresário ocorrido em 2000. O suposto crime teria sido descoberto através de um romance seu, publicado há cerca de quatro anos, no qual ele descreve homicídio semelhante ao caso até então sem solução. O autor, Krystian Bala (não, ele não usou arma de fogo) teria torturado o empresário Dariusz Janiszewski por julgar que ele tinha um caso com sua mulher. O acusado teria amarrado as mãos da vítima para que não pudesse nadar e o submetido (ou submergido) à tortura nas margens do rio Oder.
Conforme a definição no Wikipedia, o ouroboros é "um símbolo do perpétuo retorno, o círculo indefinido das renascenças, a contínua repetição, com a predominância duma fundamental pulsão de morte." Segundo noticiado na Folha de São Paulo o escritor, que também é mergulhador, teria inclusive usado técnicas de respiração para controlar seus sinais no detector de mentiras ao ser interrogado. Alegou que escreveu o romance com base na leitura dos relatos do crime na mídia. Segundo a investigação realizada ele teria lançado mão de detalhes somente conhecidos pela polícia.
O verbete no wikipedia acrescenta ainda que "a serpente mordendo o rabo, fechando-se sobre o próprio ciclo, evoca a roda das existências, como condenada a jamais escapar ao seu ciclo, para se elevar a um nível superior." Quem sabe esta história não virará roteiro de um filme ou plot de um novo romance cheio de clichês: "O Oruboro Assassino".

3 comentários:

Ronaldo Machado disse...

blogue pegando fogo...gostei...RONALDO MACHADO

Anônimo disse...

O escritor desviou o fluxo vital. O historiador se decompôs nos ciclos. O blogueiro desenrolou-se no ouroboro. Que o foguete encontre órbita espiral.

Parabéns!

symon disse...

Ola, eu sou o simão do site SOS-LiNK.
E gostaria de convidar voce pra se cadastrar no site.
O SOS-LINK é um sistema parecido com o REC6, onde voce decide que noticia
voce quer ver na primeira pagina, e com destaque.
O endereço é o seguinte: http://sos-link.freevar.com
Conto com sua colaborção.

Ha, e se voçe estiver entre os proximos vinte e Cinco
novos cadastrados eu irei colocar um link permante na
pagina principal do site, não deixe de dar uma passadinha lá.

Obrigado.